S E G U R A N Ç A E
M E I O A M B I E N T E
A Companhia Docas do Ceará, dentro de sua política de responsabilidade ambiental, está comprometida com o desenvolvimento sustentável da região do Estado do Ceará e a área de sua influência, disponibilizando serviços portuários seguros, com compromisso na prevenção e combate a poluição, atendendo a legislação ambiental, sempre com a melhoria contínua em suas atividades.
Nesse sentido, a CDC possui um Núcleo de Meio Ambiente que visa estimular a participação dos empregados e usuários do Porto de Fortaleza no compromisso de zelar pelo meio ambiente em suas atividades portuárias, assim como contribuir para a conscientização de todos e evitar acidentes.
Instrumentos de Gestão Ambiental
Clique nos arquivos para visualização.
Instrumentos de Gestão Organizacional
Clique nos arquivos para visualização.
Dados Ambientais - Estudos, convênios.
Clique nos arquivos para visualização.
20. Estudos Ambientais Desenvolvidos |
21. Convênios e Parcerias |
22. Certificados do Corpo de Bombeiros |
22. Dados Oceanográficos / Hidrológicos e Meteorológicos/Climatológicos |
23. Dragagens |
Dados Oceanográficos / Hidrológicos e Meteorológicos/Climatológicos
Clique nos arquivos para visualização.
Outros Dados Ambientais
Cadastro das Empresas Prestadoras de Serviços Ambientais
Modelos de Documentos
Cartilha de Segurança
Objetivando proporcionar maior orientação quanto a Segurança e Saúde aos trabalhadores portuários e usuários do Porto de Fortaleza, o Serviço especializado em Segurança e Medicina do trabalho elaborou esta cartilha contendo informações dos principais tópicos de segurança e saúde a serem seguidos durante os trabalhos e permanência na área do Porto de Fortaleza.
ISPS Code
O ISPS CODE é um código internacional elaborado pela Organização Marítima Internacional (IMO), pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) e aprovado pelo Governo Brasileiro em forma de lei que objetiva a segurança e a proteção de navios e instalações portuárias.
A Companhia Docas do Ceará é certificada com o código. O Mucuripe foi o primeiro Porto a obter o certificado no País. Para isso, foram realizados investimentos em obras e equipamentos, bem como em treinamento e capacitação de pessoal para adequação do Porto, assegurando aos seus usuários a conformidade de suas instalações às novas exigências internacionais de segurança.
O ISPS CODE foi criado após os trágicos eventos de 11/09/01, durante a 22ª Sessão da Assembleia da IMO, que concordou em desenvolver novas medidas relativas a proteção de navios e instalações portuárias.